🌎TRADUZA PARA OUTRO EDIOMA:

O Servo Sofredor de Isaias 53

Página Inicial 


DICA - Isaías 53:


DESCRIÇÃO:

   Isaías 53 é um capítulo do Livro de Isaías na Bíblia que contém uma profecia sobre um "Servo Sofredor" que é rejeitado e maltratado, mas que suporta os pecados e as dores do povo.

   Este capítulo é central para a teologia cristã, pois é interpretado como uma prefiguração de Jesus Cristo e seu sofrimento vicário na cruz.



Resumo de Isaías 53:

   ▪︎ Versículos 1-3: O Servo é desprezado e rejeitado pelos homens, não tem beleza nem formosura, e é desprezado como um nada.

   ▪︎ Versículos 4-6: Ele leva sobre si as nossas enfermidades e dores, é ferido por causa das nossas transgressões e moído por causa das nossas iniquidades.

   O castigo que nos traz a paz está sobre ele, e pelas suas pisaduras somos sarados.

   ▪︎ Versículos 7-9: Ele é oprimido e afligido, mas não abre a sua boca; como cordeiro é levado ao matadouro, e como ovelha muda perante o seu tosquiador, assim ele não abre a sua boca.

   Pela opressão e pelo juízo foi tirado; e quem dentre a sua geração considerou que ele foi cortado da terra dos viventes, por causa da transgressão do meu povo?

   E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com os ricos na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.

   ▪︎ Versículos 10-12: Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, ele verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.

   O fruto do trabalho da sua alma verá, e se satisfará; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si.

   Por isso lhe darei a parte com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte; e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.



Interpretações:

   ▪︎ Judaísmo: Alguns judeus interpretam o Servo Sofredor como uma representação do povo de Israel, que sofreu ao longo da história.

   Outros o veem como uma figura messiânica que ainda está por vir.

   ▪︎ Cristianismo: Os cristãos veem Isaías 53 como uma profecia clara de Jesus Cristo, que sofreu e morreu pelos pecados da humanidade.

   Sua ressurreição é vista como a prova de sua vitória sobre o pecado e a morte.



Relevância:

   Isaías 53 é um capítulo importante para entender a natureza do sofrimento e do sacrifício.

   Ele nos ensina que o sofrimento pode ser usado para o bem, e que o sacrifício de um justo pode trazer salvação para muitos. 

   Para os cristãos, este capítulo é uma demonstração do amor de Deus pela humanidade, que enviou seu Filho para sofrer e morrer por nossos pecados.



VEJA TAMBÉM
[Conteúdo relacionado]


   Obs: O perdão, na Bíblia, é um tema central que permeia tanto o Antigo.


   Obs: O Salmo 51 é um dos mais conhecidos e tocantes salmos de confissão e arrependimento na Bíblia.


   Obs: Aqui temos três parábolas contadas por Jesus: a parábola da ovelha perdida, a parábola da moeda perdida e a parábola do filho pródigo


   Obs: Faz parte do Sermão da Montanha, onde Jesus ensina sobre a importância do perdão.


   Obs: Apóstolo Paulo afirma que os que crentes em Cristo têm a redenção por meio do sangue de Cristo, o que significa o perdão dos pecados.


   Obs: Esse é um versículo bíblico que nos exorta a praticar o perdão e a tolerância uns com os outros.



VEJA MAIS:

   Obs: Aqui vamos colocar sugestões dos melhores lugares para passeios em várias cidades...

   Obs: Aqui está uma seleção das melhores receitas...

   Obs: Veja aqui as vitaminas e os nutrientes das...

   Obs: Aqui temos uma descrição com várias plantas, dicas, vitaminas e muito mais...

   Obs: Aqui teremos tudo sobre os animais: uma descrição completa...

   Obs: Veja um conteúdo extra selecionado a dedo...

   Obs: Veja aqui várias respostas de varios porquês. Tipo os que as crianças perguntam...

   Obs: Uma coleção com as melhores Histórias, em todos os temas possíveis...




Comentários