Página Inicial
DICA - Nossa Receita
DICA - Nossa Receita
DESCRIÇÃO PESSOAL:
Descobri que a criatividade na cozinha rende surpresas deliciosas!
Com apenas uma batatas que restaram aqui em casa, e o básico de trigo, leite, água e fermento, consegui criar uma "massa de pastel/Biscoitos" que, juro, é incrivelmente macia e cheia de sabor.
Esqueça a complicação das massas tradicionais; essa versão, com o toque especial da batata e a leveza do fermento, é perfeita para fazer aqueles "pastéis caseiros ou Biscoito salgado" que a gente tanto ama. E o melhor: ela se adapta super bem ao cilindro ou rolo, deixando tudo ainda mais fácil para chegar na espessura ideal.
Seja para fritar e ter uma crocância por fora e maciez por dentro, ou para assar e ter um salgado fofinho, essa receita é a prova de que com simplicidade e um toque de carinho, a gente transforma ingredientes básicos em algo realmente especial!"
DESCRIÇÃO:
Essa massa é mais para um pastel assado ou frito. Ou como fis nas fotos ai encima, como Biscoitos salgado, tipo mini pastel sem recheio.
Lembra um salgado, perfeito para um lanche!
》》》INGREDIENTES:
1 batata pequena (cerca de 100g, já cozida e amassada)
200g de trigo (aproximadamente 1 e ½ xícara)
75ml de leite (aproximadamente ⅓ de xícara)
25ml de água (aproximadamente 2 colheres de sopa)
5g de fermento biológico seco (½ sachê, ou 15g do fresco)
2 folhas de Cebolinha verde (muito bem picada).
½ colher de chá de sal
½ colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de óleo ou azeite
》》》COMO FAZER:
Cozinhe a batata até ficar bem macia. Escorra a água e amasse-a até virar um purê liso. Deixe esfriar um pouco. Coloque a cebolinha verde e misture com o purê. "Reserve"
Em um recipiente, misture o leite morno (não quente), a água morna, o açúcar e o fermento biológico. Deixe descansar por uns 5 a 10 minutos, até formar uma espuminha na superfície.
Em uma tigela grande, coloque o trigo e o sal. Faça um buraco no centro e adicione o purê de batata, a mistura do fermento ativado e o óleo (ou azeite).
Comece a misturar com uma colher e, em seguida, com as mãos. Leve a massa para uma superfície limpa e enfarinhada e amasse por uns 10 a 15 minutos, até obter uma massa lisa, elástica e homogênea que não grude nas mãos. Se precisar, adicione um pouquinho mais de trigo ou leite/água.
[Deixe crescer]
Coloque a massa de volta na tigela (levemente untada com óleo), cubra com um pano de prato limpo ou plástico filme e deixe crescer em um lugar quentinho por cerca de 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
Após crescer, retire a massa da tigela e, em uma superfície enfarinhada, abra-a com um rolo ou no seu cilindro até a espessura desejada para o seu pastel ou Biscoito salgado.
[Como Massa de "01-Pastel" ou "02-Biscoito" Salgado]
[01- Para Pastel]
Recheie e feche: Corte a massa em círculos ou retângulos, recheie a gosto e feche as bordas com um garfo ou os dedos.
[02- Para Biscoito]
Depois de ter abrido a massa, a dobre colocando uma sobre a outra. A corte em quadrados pequenos, com um carretel de cortar massas.
[01- Assado]
Pincele os pastéis com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por uns 20-30 minutos, ou até dourarem.
[02- Frito]
Frite em óleo quente até dourarem dos dois lados. Escorra em papel toalha.
Agora você tem a receita ajustada para uma quantidade menor de massa!
[OBSERVAÇÕES]
Tenho que falar: fiz essa massa com o intuito de fazer Biscoito Salgado, mas ela ficou com uma consistência tão boa que daria para colocar recheio, se eu tivesse algum. Como não tinha, precisei fazer só como Biscoito mesmo!
[VEJA TAMBÉM]
Comentários
Postar um comentário